UM PARAÍSO NO OCEANO ATLÂNTICO

Destino português esbanja paisagens exuberantes, ótimos vinhos, artesanato típico e muito contato com a natureza

Fotos: Divulgação Turismo da Madeira – Francisco Correia

Com cenários que reúnem impressionantes obras da natureza, o Arquipélago da Madeira é um refúgio localizado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua posição geográfica privilegiada proporciona um clima ameno o ano inteiro, perfeito para desfrutar o que suas ilhas têm de melhor, como as paisagens montanhosas, o mar com temperatura agradável e as atrações que convidam seus visitantes a uma experiência inesquecível. Considerado o melhor destino insular do mundo, é formado por um conjunto de ilhas que pertencem a Portugal, sendo as principais e únicas povoadas a Ilha da Madeira e Porto Santo.
A Madeira é a maior e principal ilha do arquipélago. Possui uma infraestrutura hoteleira impecável, sendo a maioria empreendimentos cinco estrelas, restaurantes premiados e ainda atrativos que valem a visita. Sua capital, Funchal, tem ares cosmopolitas que se misturam à história e cultura local. Um exemplo disso é a Zona Velha, que surpreende com o melhor da vida noturna por entre os edifícios históricos e portas que são obras de arte. A bordo do teleférico, os turistas se encantam com a vista espetacular para o oceano e para as montanhas cobertas pela vegetação exuberante durante a viagem até Monte, parte alta da cidade. A melhor maneira de voltar é com o tradicional e divertido carro de cesto, um típico transporte madeirense que proporciona muita adrenalina.
O centro da cidade também tem seus atrativos, como a catedral e o Palácio de São Lourenço, além de concentrar a maior parte dos museus, entre eles o Museu de Arte Sacra e o Museu da Madeira Wine, edifício com as adegas mais antigas da ilha.
A gastronomia madeirense tem em sua base frutos do mar, como as lapas – um tipo de molusco local – e peixes, como o espada-preto. Outro prato delicioso é a “Espetada”, churrasco de carne bovina que sempre é acompanhado de milho frito e de Bolo-do-Caco com manteiga de alho. Não deixe de provar a poncha, uma bebida típica feita com aguardente de cana, limão e açúcar.
O premiado vinho da Madeira é servido como aperitivo ou como digestivo, e seus aromas deliciosos já conquistaram adeptos em todo o mundo. Para conhecê-lo melhor, faça um passeio até as vinhas de Câmara de Lobos, principal município vitícola e produtor da bebida. O trajeto ainda percorre regiões emblemáticas do norte da ilha, como São Vicente e Porto Moniz. Inclua neste roteiro provas em adegas, andar pelas vinhas e um almoço típico madeirense.
É na capital que também se pode conhecer o bordado típico da ilha, uma tradição centenária de minuciosa delicadeza.
A ilha também apresenta uma vasta lista de eventos culturais que acontecem durante todo o ano. Os principais são as Festas de Carnaval, a Festa da Flor, o Festival do Atlântico, a Festa do Vinho, o Festival de Colombo, o Festival da Natureza e a Festa de Fim de Ano. Essa última, conta com o famoso espetáculo de fogos de artifício, já classificado como o “Maior Espetáculo Pirotécnico do Mundo”.
Outro atributo da ilha é a impressionante Floresta Laurissilva. Reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade, é exclusiva da Macaronésia e conta com árvores de grande porte e densa vegetação subtropical, formando panoramas cheios de cor e movimento. O Parque Natural da Madeira, foi classificado como Reserva Biogenética, já que abriga flora e fauna única. Essa exuberante paisagem natural é ideal para aproveitar as piscinas naturais e mirantes, ou praticar atividades radicais. Seja em terra, água ou ar, o que não faltam são opções para todos os gostos, distribuídas em lugares como Porto Moniz, Seixal, São Vicente, Câmara de Lobos, entre outros.
Não deixe de conhecer Porto Santo – a outra ilha habitada do arquipélago – acessível por avião ou barco. Seus extensos areais dourados lhe renderam o apelido de Ilha Dourada, já que percorrem praticamente toda sua costa sul e se unem ao mar azul turquesa.

A vista do oceano para a capital da Ilha de Madeira, Funchal, e um dos barcos que fazem os passeios entre as ilhas do arquipélago.

O Jardim Botânico da Madeira tem mais de 2000 plantas exóticas vindas de todo o mundo e algumas destas espécies botânicas estão em vias de extinção. Ele é composto por várias árvores e arbustos ornamentais, uma área com orquídeas, mirantes e um anfiteatro.

A piscina de Seixal, perfeita para a prática de surf, bodyboard e outras atividades náuticas.

O teleférico de Santana e o carro de cesto, a melhor maneira de voltar do passeio de teleférico de Funchal.

A ilha é rodeada por piscinas naturais construídas em rochas vulcânicas.

O centro de Funchal, onde acontece a vida noturna.

Piscina do Hotel Belmond Reid´s Palace, um dos inúmeros hotéis de luxo do arquipélago.

A colheita de uvas acontece a mais de cinco séculos, para a produção dos ótimos vinhos.

As Levadas são canais de irrigação que foram construídos para trazer grandes quantidades de água do norte da ilha para o lado sul. Com cerca de 2 mil quilômetros de caminhos, eles dão acesso aos cenários raros da floresta Laurissilva.

Desfile da Festa das Flores que acontece em maio.

Detalhe do bordado típico da Ilha de Madeira

O Mercado dos Lavradores, em Funchal, é um ótimo local para se experimentar frutas exóticas e saborosas.

As lapas é um dos pratos mais apreciado por lá, são moluscos grelhados em sua concha, com muito alho, manteiga, limão e servidos ainda quentes.

Cristiano Ronaldo nasceu na Ilha da Madeira, onde ganhou o Museu CR7, que reúne centenas de prêmios individuais originais recebidos pelo jogador, incluindo as Bolas de Ouro FIFA e as Chuteiras de Ouro UEFA. O museu fica no
Hotel Pestana CR7.

Madeira
www.madeiraallyear.com
www.visitmadeira.com
Lingua: Português
Moeda: Euro. É possível trocar dinheiro em bancos e casas de câmbio. Cartões de crédito internacionais são amplamente aceitos.
Clima: Na Madeira é primavera o ano inteiro, devido à sua posição geográfica privilegiada, tem uma temperatura média anual de 19,4 oC.
Como chegar: Tem dois aeroportos e dois portos que ficam em Funchal e Porto Santo.
Onde Ficar: Belmond Reid’s Palace,
www.belmond.com; Pestana Carlton Madeira,
Pestana CR7 Funchal e Pestana Casino Park,
www.pestana.com/br

ADQUIRA A REVISTA
No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

CONTATO

Av. Nadima Damha, nº 2.045
Jardim Yolanda
São José do Rio Preto | SP
(17) 3235-1821, (17) 3211-9860,
(17) 3305-3721, (17) 3305-3731,
17 99627-0999 (Whatsapp)
comore@revistainterarq.com.br

Pautas
Sugestões enviar para redacao@comore.com.br