TERROIR ARGENTINO

View Gallery
8 Photos
TERROIR ARGENTINO

O Ícono 2008, da Bodega Luigi Bosca, é um tinto feito a partir de uvas 55% Malbec e 45% Cabernet Sauvignon advindas de vinhedos de mais de 90 anos, na região de Mendoza. Apresenta taninos firmes e volumosos. Encontrado na Decanter.

TERROIR ARGENTINO

Produzido na região de Salta, a 2.600 metros de altitude, o Colomé 180 Años Edición Aniversario é um tinto 100% Malbec, importado pela Decanter.

TERROIR ARGENTINO

O Familia Schroeder Pinot Noir - Malbec tem uvas 50% Pinot Noir e 50% Malbec. Produzido da Patagônia, seu sabor mescla fruta vermelha madura e também ameixa, chocolate e especiarias variadas.Encontrado na Decanter.

TERROIR ARGENTINO

Originário da região viticultora de San Juan, o Las Moras Finca Pedernal Malbec 2010, importado pela Decanter, traz frescor e elegância.

TERROIR ARGENTINO

O Catena Zapata Adrianna Vineyard Mundus Bacillus Terrae 2011, da renomada vinícola Catena Zapata, de Mendoza, é um rótulo premiado de Malbec com um toque de uvas de Viognier.

TERROIR ARGENTINO

Poderoso, ricamente aromático, com notas de frutas, flores, tabaco, pimenta, alcaçuz e especiarias, o Cheval des Andes é considerado um verdadeiro Grand Cru argentino, e nasceu de uma joint venture entre o francês Chêteau Cheval Blanc e a vinícola argentina Terrazas de los Andes, de Mendoza. A uva Malbec predomina unindo sua elegância argentina à potência da Cabernet Sauvignon e da Petit Verdot.

TERROIR ARGENTINO

Vinho artesanal produzido em quantidade limitada, a partir de vinhas plantadas em 1929, em Mendoza, o Terrazas de Los Andes Malbec Parcel No. 10W Los Cerezos oferece aromas de alcaçuz, alcatrão, flores e frutas escuras.

TERROIR ARGENTINO

O rótulo Nosotros, da vinícola comandada pela enóloga Susana Balbo, é destaque na região de Mendoza. Envelhecido em barricas de carvalho francês, é um Malbec com notas de madeira tostada, minerais e especiarias.

Com seus vinhos tintos e brancos aromáticos, o país vizinho se consolida como referência em rótulos de alta qualidade

Fotos: Divulgação

Maior produtora de vinhos da América do Sul, a Argentina oferece variedades de tintos e brancos para todos os paladares. As diversas altitudes presentes no território argentino são responsáveis pela criação diferentes terroirs. O cultivo das vinhas se estende por 1.500 km, desde Salta, no norte do país, até o Rio Negro, na Patagônia.
Cerca de 70% dos vinhedos argentinos estão localizados na região de Mendoza, situada próximo às montanhas dos Andes. A altitude nesta região fica entre 800 e 1.200 metros acima do nível do mar e o terroir é marcado pelo clima seco e quente, com dias ensolarados e noites frias. A região de Mendoza, terra do famoso rótulo Catena Zapata, possui mais de mil bodegas que utilizam tecnologias avançadas no cultivo, fermentação e comercialização do vinho. É conhecida como o berço do vinho argentino e possui a fama de produzir o melhor Malbec do mundo. Também tem vinhedos de Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Sangiovese, Tempranillo, Chardonnay, Riesling, Sauvignon Blanc, Torrontés, Chenin Blanc e Viognier.
Outra região viticultora é La Rioja, perto de Mendoza, que tem um terroir muito propício para a produção de vinhos brancos saborosos, com o cultivo da uva Terrontés, além da Bonarda, Syrah e Malbec.
San Juan, que fica entre Mendoza e La Rioja, também se destaca entre os enólogos com seu clima semidesértico e produção de importantes vinhos com castas europeias, como a Syrah, além do uso de Bonarda, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Malbec e Merlot. Já para os brancos, os destaques são para as variedades Chardonnay, Torrontés e Sauvignon Blanc. É em San Juan que fica a Finca Las Moras, vinícola de renome internacional.
Há ainda as regiões de Salta, no extremo norte da Argentina, Catamarca e a Patagônia que, mesmo com clima frio e seco, típico de áreas de deserto, produz excelentes vinhos Pinot Noir e Malbec.

ADQUIRA A REVISTA
No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

CONTATO

Av. Nadima Damha, nº 2.045
Jardim Yolanda
São José do Rio Preto | SP
(17) 3235-1821, (17) 3211-9860,
(17) 3305-3721, (17) 3305-3731,
17 99627-0999 (Whatsapp)
comore@revistainterarq.com.br

Pautas
Sugestões enviar para redacao@comore.com.br