NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A IMÓVEIS DE ALTO PADRÃO

Alex De Giorgio
Diretor da Lógica Engenharia e Especialista em Gestão de Obras
São José do Rio Preto/SP 

O avanço da tecnologia tem impactado muito na construção civil, principalmente no segmento de alto padrão. Muitas soluções são desenvolvidas para agregar valor, conforto, eficiência e controle nas novas edificações.

Para o gestor do processo da construção, os desafios vão além de compreender e buscar o enquadramento das evoluções nas necessidades ou padrão de cada obra. O grande desafio é trazer a evolução para o processo de execução.

Um exemplo: se me deparo com um cliente que chega com um projeto arquitetônico bem definido e, ao iniciarmos seu planejamento para a execução, definimos por criar uma automação para que ele possa controlar por smartphone todas as instalações da sua área de lazer, a iluminação externa e de jardim, os equipamentos tipo hidro Spa, iluminação da piscina e cascata, eu o questiono sobre os projetos complementares, como instalações elétricas, hidráulicas e estrutura. Muitas vezes, esse cliente me responde que está tudo pronto, mas normalmente não foram consideradas essas peculiaridades das evoluções tecnológicas e, portanto, esses projetos não servem para aquela o objetivo proposto.

Por isso, nesta nova dinâmica da construção, os profissionais de projeto devem ser contratados e devem emitir suas responsabilidades perante aos órgãos de aprovação, mas devem executar o trabalho junto com a evolução do planejamento e das definições, para que estes projetos representem uma realidade mais próxima do resultado após a execução e possam servir como referência para a elaboração do manual de uso e manutenção do imóvel, assim como de um automóvel.

Outra dimensão desafiadora é a cultura de observação dos projetos e os registros das alterações que devem ser feitas para atender a este novo tipo de construção, que pode contar com muitas previsões de infraestrutura para futuras instalações. No momento da execução, pode não fazer sentido ao prático que está executando a obra o cumprimento dessa tarefa e isso, algum tempo depois, pode inviabilizar a instalação e itens de inovação no imóvel.

Portanto, cada vez mais, o processo de construção de imóveis de alto padrão exige uma abordagem de gestão de projetos e de pessoas antenadas com a evolução e comprometidas com resultados e expectativas criadas para cada obra.

ADQUIRA A REVISTA
No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

CONTATO

Av. Nadima Damha, nº 2.045
Jardim Yolanda
São José do Rio Preto | SP
(17) 3235-1821, (17) 3211-9860,
(17) 3305-3721, (17) 3305-3731,
17 99627-0999 (Whatsapp)
comore@revistainterarq.com.br

Pautas
Sugestões enviar para redacao@comore.com.br