PARA TODAS AS IDADES

Espaço interativo de artes, ciência e conhecimento, Museu Catavento é opção de aprendizado e lazer nas férias em São Paulo

Fotos: Divulgação

Dentre as inúmeras opções de lazer que a capital paulista oferece, o Catavento Cultural e Educacional, museu de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, tem se destacado como uma das preferidas de crianças, adolescentes e adultos.
O espaço interativo de artes, ciência e conhecimento, instalado em um dos edifícios históricos mais importantes da cidade − o Palácio das Indústrias −, apresenta, em cerca de 10 mil metros quadrados, mais de 250 instalações que encantam o visitante. São atrações do mundo que o homem encontrou pronto e daquele que ele construiu. Nada ficou de fora: do átomo ao maior planeta do Sistema Solar; do menor inseto aos maiores animais da Terra; das leis da física às transformações químicas; do ecossistema à questão da preservação ambiental… Tudo apresentado de forma lúdica, para fazer da visita uma prazerosa viagem ao mundo do conhecimento e da cultura.
São quatro grandes seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade, com instalações que podem materializar desde ideias simples, como reproduzir o chão da lua com a pisada do astronauta Neil Armstrong ou apertar uma das estrelas que compõem a bandeira do Brasil e saber qual Estado ela representa; como é o funcionamento de uma hidrelétrica em miniatura; experimentar confusões do cérebro na “casa maluca” ou ainda compreender como funciona a eletricidade estática que faz os cabelos ficarem em pé, como outras bem mais complexas.
As instalações, em sua maioria, são interativas e podem ser manipuladas com e sem ajuda de guias. Em outras, educadores e monitores organizam jogos de perguntas e respostas, demonstram experimentos de química, ajudam a manipular engenhocas que comprovam as leis da física, explicam as ilusões de ótica, enfim, complementam a experiência do aprendizado. No espaço dedicado à nanotecnologia, por exemplo, são eles que promovem uma verdadeira gincana com a garotada.
A Sala do Corpo Humano, localizada na seção Vida, utiliza vídeos, maquetes e animações para mostrar o funcionamento de quatro sistemas – respiratório, cardiovascular, digestório e nervoso. É possível, por exemplo, conferir um experimento que utiliza bexigas para reproduzir o movimento dos pulmões; uma reprodução oito vezes maior que um coração natural, mostrando suas cavidades, válvulas, veias e artérias.
O Catavento conta ainda com uma área de exposições de cerca de mil metros quadrados, em suas arcadas subterrâneas, que aborda temas como a evolução da espécie, aventura no Sistema Solar ou Viagem ao fundo do mar.


+info:
Catavento Cultural e Educacional, Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP; (11) 3315-0051, atendimento das 11h às 17h, fecha às 16h.

ADQUIRA A REVISTA
No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

CONTATO

Av. Nadima Damha, nº 2.045
Jardim Yolanda
São José do Rio Preto | SP
17 3305-3721, 3305-3731,
3211-9860, 3235-1821
17 99627-0999 (Whatsapp)
comore@revistainterarq.com.br

Pautas
Sugestões enviar para redacao@comore.com.br