LUXO SOB MEDIDA

A globalização ampliou o acesso ao mercado de luxo e, na busca por exclusividade, os exigentes consumidores começaram a desejar um “algo a mais” nos produtos de suas grifes preferidas. Atentos à demanda, ícones desse universo seleto, como a Louis Vuitton, Hermès, Fendi e Burberry, incorporaram opções de personalização – ou customização – às suas coleções e conquistaram um novo público, disposto a pagar mais para ser diferente.
Na loja da Fendi, em São Paulo, por exemplo, é possível customizar as bolsas 2Jours e Petit 2Jours com as iniciais da pessoa ou outras opções de letras (sempre duas letras) na placa que está junto com a bolsa. O serviço leva de um a dois dias úteis para ser concluído. No caso do cobiçado trench coat da britânica Burberry, o cliente pode desenhar seu próprio casaco, misturando e combinando cores e estilos e acrescentando detalhes, como botões, tachas e iniciais. São milhões de possibilidades! Em Nova York, na loja da Madison Avenue, lenços da Maison Hermès, graças ao serviço batizado Life in Silk, podem ganhar monogramas bordados com nomes ou mesmo com uma mensagem de até 20 caracteres no carré escolhido. Em 10 dias o produto customizado fica pronto. A grife francesa Goyard oferece uma oficina de personalização em sua loja de São Paulo. Chamado de atelier de Marquage, o espaço é exclusivo e há bem poucos no mundo. É na Itália que encontramos um dos “sapateiros” mais caros do mundo. Stefano Bemer confecciona, de forma manual, calçados com acabamento impecável. Ficam prontos em três meses e o conforto oferecido faz com que o produto custe em torno de 2 mil dólares.

 

 

 

Se a paixão for por carros potentes, ter uma Ferrari com cada item de acabamento escolhido pessoalmente é um sonho realizado. No programa “Trailor-Made”, a máquina pode ser feita sob encomenda. São milhares de alternativas de customização, com centenas de opções de cores, couros, bancos, etc. O cliente visita a sede da empresa, onde é apresentado ao seu “personal designer”, que será o responsável por orientar as melhores escolhas, combinações e compatibilidades. Sim, compatibilidades, pois cada uma das coleções da Ferrari – Scuderia, Classica e Inedita – conta com um certo número de possibilidades que combinariam melhor com cada estilo. Esse cuidado é para manter o DNA da marca. Por exemplo, na Scuderia, prevalecem os materiais mais presentes nos carros de competição, como a fibra de carbono, o kevlar, a microfibra, o couro emborrachado, o chamois usado nos antigos F-1 e os acabamentos acetinados e foscos. Na Classica, os tecidos são nobres, como o cashmere, a lã ou o veludo em tons pastel, couros com aparência vintage e elementos cromados. Já a Inedita é pura inovação, com tecidos tecnológicos e de alfaiataria, jeans, fibra de carbono e pinturas matte. Depois dos detalhes definidos e aprovados em um modelo virtual, o cliente poderá acompanhar todas as etapas de fabricação e customização do carro até que ele seja entregue ou retirado na fábrica.
Das ruas para o mar, a empresa Sessa Marine dá um prazo de 30 dias após a compra do barco para que o cliente defina o que vai querer de opcionais ou algo diferente do padrão. Além da cor do costado, ele pode escolher os detalhes do piso (carpete ou madeiras nobres), o tecido do sofá e alguns revestimentos internos. Também pode optar pela colocação de uma churrasqueira na popa e definir se ela será de pedra vulcânica ou um grill elétrico. Os valores das embarcações customizadas ficam até 8% mais altos se as alterações estiverem dentro do catálogo da Sessa. Se não, o custo final vai depender do que for adicionado. 

Até mesmo rótulos de renomadas vinícolas podem ser servidos em uma festa e surpreender os convidados com o sabor único. A Maison Perrier-Jouët oferece aos seus apreciadores de champanhe a participação no programa ‘’By&For’’, que inclui acompanhar todos os passos na criação do legítimo champanhe e criar sua linha exclusiva. Essa possibilidade custa o equivalente a 300 mil reais, com hospedagem e passagens aéreas inclusas. Se a ideia é personalizar somente o rótulo, o Atelier Möet, da maison Möet & Chandon, apresenta uma edição limitada com cristais Swarovski na forma de um nome, mensagem ou data. Mais exclusivos ainda são os perfumes criados de acordo com a personalidade de cada cliente. Perfumistas como Francis Kurkdjian investigam a herança olfativa de cada pessoa e descobrem informações essenciais para criar cada fragrância, que é feita com ingredientes exclusivos, combinados de forma única e embalados em frascos deslumbrantes. Para finalizar, a exclusividade também pode combinar peças de grife e toque de alguma artista criativa. A blogueira Juliana Ali customiza bolsas de luxo. A cliente escolhe o desenho e Juliana cria a estampa que, depois de aprovada, é pintada na bolsa e entregue em dois dias.

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