#DICASDASAOBENTO

Sem glúten e com muita proteína, a quinoa e o amaranto são alimentos perfeitos para turbinar as refeições light

Conhecidos há milênios pelos povos andinos, a quinoa e o amaranto são grãos com baixo valor calórico e ricos em proteínas, fibras, vitaminas e minerais. A quinoa possui carboidratos de baixo índice glicêmico, ômega 3 e 6. Também conta com vitaminas A, E e do complexo B, e minerais como o ferro, o zinco, o fósforo, o potássio e o magnésio. É indicada para atletas, pois fornece carboidratos suficientes para dar energia e aminoácidos essenciais necessários para formação de músculos. No caso do amaranto, o destaque é a lisina, um aminoácido extremamente importante, que ajuda a recuperar a musculatura no pós-treino. O teor de proteína do amaranto se compara ao do leite, porém, é muito mais facilmente digerido. Também apresenta albumina e globulinas (proteínas primárias), que quando comparadas às prolaminas do trigo, apresentam-se muito mais solúveis e digeríveis.
Aqui na clínica, gosto de indicar esses dois superalimentos para serem consumidos como coadjuvantes em saladas, farofas, bolos e tortas. A ideia é aumentar o valor nutricional dos pratos lights sem colocar a dieta em risco.

 

+info: Ana Carol São Bento, Nutricionista, CRN3:14317, (17) 99198.2772

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