CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

Veja a galeria
30 Fotos
CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

1. Adega Profissionais: Cristina Grilo, Maísa Grilo e Monia Macedo O projeto criado pelas arquitetas oferece um ambiente intimista e aconchegante, e se afasta da percepção de que uma adega deve ser apenas um local de armazenamento. A distribuição do mobiliário foi pensada com base no tema da mostra, e o essencial se faz presente em um espaço feito para degustar e compartilhar momentos. O tom neutro das barricas de carvalho contrastam com cores do mobiliário e artigos decorativos. A madeira também se faz presente no teto e nos móveis.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

2. Banheiro Unissex Sonho de Alice Profissional: Lucianny Bernardes O espaço assinado pela arquiteta Lucianny Bernardes é inspirado nas cores, formas e texturas do filme “Alice no País das Maravilhas”, dirigido por Tim Burton. O projeto, que mescla a irreverência do tema com a elegância do estilo da mostra CASACOR, traz um clima alegre e descontraído. O espelho de 180 cm em formato de fechadura é o destaque do ambiente e funciona para refletir as formas da luminária escultural assinada pela designer Ana Neute.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

3. Banho do Homem Profissionais: Daniel Dadalto e Mirela Campos, do CUBO Arquitetura e Design Sobriedade e aconchego se encontram neste ambiente projetado para atender demandas do universo masculino com personalidade. Promovendo diálogo entre mobiliários e elementos artísticos, o projeto de Daniel Dadalto e Mirela de Campos propõe transportar ao banheiro o clima agradável das salas. No hall, as imagens de uma árvore – existente na entrada de Franca (SP), pela rodovia Cândido Portinari – e de uma figura feminina se colocam ao lado de uma confortável poltrona. Na área de banho, a banheira em porcelanato acinzentado confere a leveza que a cor chumbo do revestimento pede.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

4. Café do Lago Profissional: Heloísa Penna Orlov A inspiração para o ambiente Café do Lago veio do projeto da cafeteria Vila do Café, desenvolvido pela arquiteta e decoradora Heloísa Penna Orlov em Franca. A aposta no bege, rosê, cinza e azul conservam um ar acolhedor e intimista. O espaço ganha toques de saudosismo com as peças do acervo dos proprietários que narram a história da cafeteria. As paredes trazem imagens emolduradas do plantio, cultivo e colheita de café, uma referência à produção cafeeira na região. Além disso, o café ganha um espaço charmoso para deixar os pets. E quem preferir ir pedalando, tem um lugar reservado para a bicicleta.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

5. Cozinha Ninho Profissionais: Luís Alfredo Marques e Luciana Rogério Para os arquitetos Luciana Rogério e Luís Alfredo Marques, a cozinha é a grande protagonista da casa. Pensando nisso, a dupla preza pelo convívio social no espaço com conforto e praticidade. “A cozinha é o coração da casa, um espaço para receber e onde as pessoas se aninham”, diz Luciana. Uma horta com manjericão, alecrim, hortelã, salsinha, cebolinha alface e rúcula deixam temperos e hortaliças frescos e ao alcance das mãos na hora de cozinhar. Materiais atemporais, como o concreto e tijolo à mostra, se unem à modernidade das peças que compõem o mobiliário.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

6. Escada Profissionais: Renata Afonso e Mônica Barcellos, RA Design de Interiores As designers de interiores Mônica Barcellos e Renata Afonso buscaram referências nos muxarabis e criaram um painel de madeira que reveste uma das paredes laterais da escada. O guarda-corpo de vidro e o corrimão em aço inox proporcionam leveza ao ambiente. Embaixo da escada, uma sala de leitura e descanso ocupa o espaço com esculturas, tapete e objetos que destacam os artistas brasileiros. Com a natureza integrada ao ambiente, as profissionais assinam um jardim aconchegante e inovador.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

7. Espaço de Receber da Chef de Cozinha Profissionais: Marcelo Diniz, Mateus Finzetto e Deise Pucci Com áreas integradas, o Espaço de Receber da Chef de Cozinha homenageia Ana Luiza Trajano, natural de Franca e dona do renomado Instituto Brasil a Gosto. Na entrada, o hall expõe a coleção de livros de receitas autorais, obras de arte e de artesanato garimpadas pela chef em suas viagens. A ilha de marcenaria revestida de porcelanato dá forma à cozinha equipada com móveis modernos. Completando o ambiente, um terraço coberto pelo brise de madeira com direito a horta de temperos e hortaliças. “A ideia é transmitir uma sensação prazerosa de sair da cozinha e, em um passo, adentrar no quintal”, afirma Marcelo.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

9. Espaço Quatro Elementos Profissionais: Ângela Dorascenzi, Estela Martins, Mônica Costa e Yuri Miranda A área de lazer traz a simplicidade dos elementos naturais aplicados com sofisticação e conforto. A piscina raia, com borda infinita, torna o espaço convidativo para os dias de calor, e a lareira de pedras é a escolha ideal para o clima frio. O deck de madeira de reflorestamento e o piso drenante tornam o ambiente mais sustentável. Já o paisagismo prioriza espécies nativas e destaca as árvores frutíferas, como a pitangueira e a jabuticabeira.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

10. Espaço Shanti Profissional: Daniela Muniz O nome do espaço vem do hinduísmo e significa paz e tranquilidade. Foi esse o preceito básico que motivou a paisagista Daniela Muniz a criar um espaço que valorizasse as belezas naturais e culturais da Indonésia e que resgatasse o lado zen das pessoas. O jardim do lago busca inspiração em elementos como a água, a terra e o fogo. Uma fonte típica do país asiático é um dos destaques do espaço.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

11. Galeria de Arte Profissionais: Marcelo Diniz, Mateus Finzetto e Deise Pucci As telas da artista plástica e designer de interiores Deise Pucci protagonizam a Galeria de Arte na CASACOR. As obras de grandes dimensões foram inspiradas nas tapeçarias aubusson e retratam a natureza. A tonalidade clara das peças contrastam com o azul petróleo presente das paredes. O mobiliário escolhido pela designer de interiores e pelos os arquitetos Marcelo Diniz e Mateus Finzetto alia peças clássicas e contemporâneas, posicionadas de forma a valorizar a arte no ambiente.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

12. Galeria do Músico Profissional: Patrícia Cillo A arquiteta Patrícia Cillo buscou na Galeria do Músico trazer o frescor da vegetação em um espaço despojado e divertido. Samambaias, avencas, costelas-de-adão e leguminosas foram distribuídas em cachepôs de vidro, posicionados em toda a estante de madeira. O verde ganha leveza com o papel de parede estampado com motivos de abacaxis. Discos de vinil e uma vitrola convidam os visitantes a curtirem o momento ao som de uma boa música. As poltronas na cor laranja e cadeiras com revestimento em couro conferem conforto e descontração ao espaço.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

13. Hall Dona Luiza Trajano Donato Profissionais: Matheus Vilela, Guilherme Mateus e Maria Inês Mendonça Apresentar um ambiente clássico com uma leitura contemporânea é a proposta do hall de entrada que homenageia a empresária Luiza Trajano Donato. O espaço assinado pela designer de interiores Maria Inês Mendonça Ferreira e o o designer de interiores Matheus Vilela e o arquiteto Guilherme Matheus, do Estúdio CAD, traz ideias criativas, como a utilização do porcelanato em filetes em um túnel de acesso. Iluminação e lustre oferecem um contraponto ao ambiente mais escuro.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

14. Home Office Profissional: Milena Cintra O princípio do projeto foi deixar o único ambiente de trabalho da casa confortável e torná-lo um espaço que estimula a produtividade e a memória afetiva. Para a arquiteta Milena Cintra, o essencial é a família. Pensando nisso, ela resgatou sua infância e, dos bordados feitos à mão por sua avó, tirou a inspiração para os desenhos em ponto cruz que ela mesma fez em uma tela de gesso na parede e no teto. “Afinal, quem não teve uma toalhinha bordada quando criança?”. Das grandes cidades, surge a inspiração para a arquiteta criar a estante que remete ao skyline. Os móveis são de designers renomados e criam uma atmosfera especial.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

15. Jardim de Inverno Profissionais: Daniel Almeida Lima O paisagista Daniel Lima utiliza os 17 m² do espaço para criar um ambiente de descanso e contemplação. A paleta de cores neutra e pedras naturais realçam o verde no Jardim de Inverno, composto por um orquidário, plantas tropicais e jabuticabeira híbrida. A vegetação foi posicionada em vasos vietnamitas e em pilões centenários que pertenceram à família do profissional. O pergolado de madeira de demolição e a fonte em pedra granito transmitem uma atmosfera de refúgio.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

16. Jardim do Recomeço Profissionais: Matheus Vilela, Guilherme Mateus e Maria Inês Mendonça O piso com aspecto de madeira carbonizada, paredes em topázio negro, fina cortina d’água e petit pavet escuro dão o tom de natureza agredida neste projeto estruturado pela designer de interiores Maria Inês Mendonça Ferreira e o Estúdio CAD, do designer de interiores Matheus Vilela e do arquiteto Guilherme Matheus. Opondo-se à degradação, num esforço por recomeçar, o verde brota em meio às pedras e detalhes do ambiente. Uma pitangueira, palmeiras e xanadus se colocam como símbolo de resistência e boas-vindas aos visitantes, que são levados a uma reflexão ambientalista.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

17. Lavabo Black Profissionais: Cristiana Soares e Nádia Freire A contraposição de cores e a valorização do natural pauta o projeto das arquitetas Cristiana Soares e Nádia Freire. O porcelanato escuro, utilizado no piso e nas paredes laterais, realça o painel de madeira pinus que reveste as paredes do lado oposto e o teto do lavabo. A bancada em Corian, feita em peça única, foi desenhada pelas profissionais especialmente para a CASACOR Franca. O jardim vertical traz o verde de forma prática, com plantas desidratadas que dispensam manutenção.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

18. Living Atemporal Profissionais: Chris Furini e Fabiana Villela O aconchego na dose certa é aliado à sofisticação dos materiais escolhidos para compor o living. O projeto, da arquiteta Chris Furini e da designer de interiores e paisagista Fabiana Villela, oferece o espaço ideal para receber amigos e celebrar com eles. O lustre de bronze, as mesas de centro douradas em vidro bisotê, o sofá de estilo francês e a cômoda bombê em rádica trazem a elegância proposta para o ambiente.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

19. Loft do Designer Profissionais: Alex Bonilha e Mahely Oliveira, Studio Alex Bonilha Atender necessidades pessoais e profissionais do morador em um único ambiente é o desafio no projeto Loft do Designer, do arquiteto Alex Bonilha e da designer de interiores Mahely Oliveira. Em busca deste objetivo e do conforto visual, elementos como caixa amadeirada ripada nas paredes e teto do living, cores acinzentadas e o tom verde são explorados. Mobiliário refinado, biombos no lugar de paredes e obras de arte conferem ao espaço ares contemporâneos. Chama à atenção a flexibilidade dos ambientes usados para trabalho e lazer. A iluminação cênica, o jardim e a banheira dentro do quarto trazem conforto ao designer.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

21. Lounge de Recepção Profissionais: Bruno Lopes e Rodrigo de Moura, Lopes de Moura Studios O arquiteto e designer Bruno Lopes e o designer de interiores Rodrigo de Moura valorizam a identidade do interior, com seu estilo próprio de “receber”, e inovam o modelo de bilheteria da CASACOR, transformando-a em um Lounge de Recepção. Inspirados no Jockey Club de São Paulo, os móveis trazem tons de madeira e cores primárias - vermelho, azul e amarelo. A mesa principal, criada exclusivamente para a mostra, é protagonista do ambiente. Encantam os visitantes as obras dos artistas plásticos Bia Doria, que tem na natureza sua matéria-prima, e G. Comini, que faz colagens manuais com recortes milimétricos de revistas.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

22. Passarela Profissional: Sérgio Machado Arquitetura A Passarela é destaque na fachada da casa. Influenciado pelo tema da mostra, o arquiteto Sérgio Machado buscou inspiração no relevo de Franca para criar um projeto funcional e confortável. Os brises de madeira em formato ondulado, sustentados por estruturas metálicas, facilitam a ventilação e proporcionam iluminação natural. Os moldes do material remetem às três colinas sobre as quais a cidade foi construída. A parede verde, com um mix de folhagens, estabelece um contraponto à geometria da estrutura de metal e madeira. A cobertura de vidro acrescenta sofisticação ao ambiente.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

23. Quarto Infantil Interativo Profissional: Adriana Fontana Uma parede de escalada, um espaço para games, uma cama suspensa, um cantinho de leitura. A diversidade de atrações do quarto é reflexo das necessidades da nova geração de jovens, que está sempre em movimento. Projetado pela designer de interiores Adriana Fontana, o espaço aproveita cada centímetro do ambiente de forma descontraída e funcional. O destaque fica por conta da marcenaria desenhada sob medida que une a escada com a cama. A peça ganha vida com a combinação de cores utilizada em seus nichos e gavetas.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

24. Recanto do Colecionador Profissionais: Mariana Oliveira, Filipi Oliveira e Lucas Gonçalves, do mf+arquitetos Inspirado em um personagem cosmopolita, colecionador de histórias, o escritório mf+arquitetos criou o Loft Renault. A arquitetura se propõe simples e integrada à natureza por meio da utilização de materiais naturais como pedra, madeira, mármore e concreto. Mobiliário brasileiro, obras de arte e fotografias somam-se à proposta de traduzir o conforto da chegada do viajante e a ousadia das paisagens visitadas. O projeto é assinado pelos arquitetos Mariana Oliveira, Filipi Oliveira e Lucas Gonçalves

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

25. Restaurante Profissionais: Marcelo Jordão, Camila Jordão e Beth Barros O projeto dos arquitetos Marcelo Jordão, Camila Jordão e Beth Barros traz o frescor do Mediterrâneo para a CASACOR Franca. O branco é a cor predominante, presente na decoração e em toda a estrutura do espaço. Os profissionais priorizam materiais naturais, como a madeira no mobiliário e a palha nas luminárias. Tramas de tecido presas ao teto e telas de arte contemporânea, assinadas por Marcelo Jordão, arrematam a proposta sem excessos do Restaurante.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

26. Sala de Banho do Casal Profissionais: Elaine Queçada e Juliana Brigagão Com o propósito de criar um espaço dentro de casa para relaxar, com conforto e bem-estar, as arquitetas Elaine Queçada e Juliana Brigagão levam materiais naturais e uma diversidade de plantas para a Sala de Banho do Casal. A banheira de imersão é a protagonista do ambiente, que é totalmente integrado pelo uso contínuo do deck de madeira. O pergolado de vidro valoriza a luz natural no espaço.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

27. Sala de Degustação Profissionais: Nelson Arruda e Ricardo Ferrari, do Arruda e Ferrari Arquitetura e Construção Aliar conforto, sustentabilidade e estilo foi o desafio dos arquitetos Nelson Arruda e Ricardo Ferrari. Inspirados na Nova York industrial e na atmosfera dos pubs londrinos, os profissionais trazem materiais descartados em novas funções, como os dispensadores feitos com ferro retirados das construções e blocos de concreto. Os tons de cinza e preto contrastam com o mobiliário em madeira OSB e detalhes na cor de vinho. O resultado é um ambiente que estimula a interação entre os visitantes.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

28. Sala de Jantar Profissional: Júnior Pacheco O designer Júnior Pacheco buscou em sua última viagem a Paris inspiração para criar a Sala de Jantar. O espaço harmoniza linhas clássicas com peças de design contemporâneo, como os dois pendentes Sputnik assinados por Ana Neute. Já a lareira feita em ônix alia duas marcas do profissional: sofisticação e ousadia. Júnior Pacheco também aposta em um mobiliário inovador, criado por renomados designers brasileiros.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

29. SPA Equilíbrio Profissional: Tiago Castro Arquitetura Elementos que remetem às belezas naturais presentes na região de Franca são os destaques do projeto assinado pelo arquiteto Tiago Castro e a engenheira civil Débora Pimenta. A protagonista do espaço é a banheira esculpida em pedra-sabão, acompanhada por um busto feminino feito com o mesmo material. "O SPA, como o nome diz, busca o equilíbrio que a natureza nos proporciona", afirma o profissional.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

30. Suíte Master Profissional: Cristina Capanema Criada em tons pastéis, a Suíte Master, desenvolvida pela designer de interiores Cristina Capanema, busca fugir dos excessos de objetos e informações e se apresenta como um recanto de paz e aconchego para o casal. Couro e texturas que remetem ao linho cobrem as paredes do quarto, conferindo harmonia às obras de arte expostas. Uma poltrona de descanso e a iluminação indireta por meio de abajures arrematam a proposta de relaxamento do espaço.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

31. Varanda Gourmet Profissionais: Marcelo Jordão, Camila Jordão e Beth Barros Para os arquitetos Marcelo Jordão, Camila Jordão e Beth Barros, um espaço que reúna arte, gastronomia e bebidas incríveis é a chave para estimular a criação de boas ideias. Pensando nisso, o projeto valoriza esses elementos em cada detalhe da varanda, inspirada em ateliês de artistas consagrados. Os profissionais apostam em materiais naturais com novas versões de acabamentos, aliados ao design contemporâneo do mobiliário. As peças de arte, criadas por Marcelo Jordão, são o destaque do ambiente.

CASACOR FRANCA ABRE AS PORTAS

32. Varanda Pôr do Sol Profissionais: Dilu Jacintho, Ismar Jacintho Jr. e Pricila Braga - Galpão du Arquiteto Muxarabis cobrem o teto da varanda que se define como um recanto de relax e leitura, favorecendo momentos de interação com a natureza. Vasos vietnamitas com ficus pandurata, bromélia imperial, moreias e beaucarnea (pata de elefante) atraem o olhar e dão vida ao ambiente assinado pelos arquitetos Dilu Jacintho, Pricila Braga e Ismar Jacintho Júnior, do Galpão du Arquiteto. Um sofá de cor neutra, um tapete nos tons de verde e azul e uma mesa lateral acolhem o visitante.

A primeira edição da CASACOR Franca abre as portas hoje e promete inspirar os apaixonados por arquitetura, design, paisagismo e decoração. A mostra acontece em uma casa de 3 mil m², totalmente reformulada para abrigar os 32 ambientes do evento, assinados por 60 importantes profissionais. A CASACOR Franca é um evento repleto de experiências para exibir ao público os lançamentos de cores, revestimentos, móveis, decoração, utensílios domésticos e as principais tendências desse universo.

Fotos_Felipe Araújo

Sobre a CASACOR

Pertencente ao Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2017 chega à sua 31ª edição em São Paulo, com 20 praças nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Franca, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina), e mais seis internacionais (Miami, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Peru).

Quando?
De 5 de outubro a 15 de novembro

Onde?
Rua da Justiça, 655, no Parque dos Lima

Horário de Funcionamento
Das 13h as 21h (sextas e sábados até as 22h)

Não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

CONTATO

Av. Nadima Damha, nº 2.045
Jardim Yolanda
São José do Rio Preto | SP
17 3305-3721, 3305-3731,
3211-9860, 3235-1821
17 99627-0999 (Whatsapp)
comore@revistainterarq.com.br

Pautas
Sugestões enviar para redacao@comore.com.br