ACERVO INTERNACIONAL

Fundado por um empresário e colecionador, o Instituto Ricardo Brennand foi eleito o melhor museu do Brasil

Fotos: Paloma Amorim

Em 2017, mais de 2,5 milhões de visitantes passaram pelo Instituto Ricardo Brennand, localizado no bairro da Várzea, em Recife, Pernambuco. Eleito o melhor museu do país, a partir do prêmio Traveler’s Choice Award, o complexo cultural foi fundado em 2002 pelo colecionador e empresário Ricardo Brennand. O local impressiona pelo acervo, beleza e tamanho. Encravado entre belíssimos jardins, pontilhado por preciosas esculturas (duas delas assinadas por Auguste Rodin e Fernando Botero), o IRB tem mais de 30 mil m² de área e é composto por um conjunto de construções, em estilo gótico-Tudor, formado pelo Museu de Armas Castelo São João, pela Pinacoteca, Biblioteca, pelo famoso Parque de Esculturas dos Jardins e pela deslumbrante Capela Nossa Senhora das Graças.
O Museu de Armas Castelo São João guarda uma das mais importantes coleções de armas brancas do mundo. O acervo, criado por Ricardo Brennand em 60 anos de colecionismo, compreende mais de três mil peças provenientes da França, Holanda e outros lugares da Europa e do Brasil. Na edificação, inspirada nos velhos monumentos medievais, encontram-se adagas, facas, espadas, canivetes e lâminas com armas de fogo acopladas, que testemunham as artes da guerra e da caça em seis séculos de história.
Já a Pinacoteca, com seu belo acervo de obras raras, ganha destaque com a bibliografia do período holandês no Brasil. Nela, encontra-se em exposição documentos originais do século XVII, livros raros, mapas, moedas, utensílios domésticos, esculturas e uma coleção de 18 quadros produzidos pelo pintor holandês Frans Post (1612-1680), que esteve em Pernambuco a serviço do Conde João Maurício de Nassau entre 1637 e 1644.
O Parque de Esculturas dos Jardins constitui uma verdadeira galeria de arte, ao ar livre. Uma área de 18 metros mil metros quadrados, dotado também com plantas típicas da Mata Atlântica e de esculturas famosas como uma das cinco réplicas no mundo e única da América Latina, da estátua de David de Michelângelo, produzida pelo estatuário Cervietti Franco & Cia, de Pietrasanta, na Toscana (Itália), especializada e com credenciais para reproduzir peças desta natureza.
A Capela Nossa Senhora das Graças é outro equipamento do complexo que merece destaque. Com estilo gótico e estrutura projetada pelo escritório de Augusto Reinaldo, a Capela reserva surpresas como o altar originário do barroco espanhol (séc. XVII) trazendo cenas e entalhes policromados retratando a vida de Santo Isidro Lavrador (1070-1130), padroeiro da cidade de Madri, tendo ao centro a imagem de Nossa Senhora das Graças, patrona da capela.


+ INFO
Instituto Ricardo Brennand
Onde: Alameda Antônio Brennand, s/n – Várzea – Recife/PE
Telefone: (81) 2121.0352 e 2121.0365
Horário: de terça a domingo, das 13h às 17h

www.institutoricardobrennand.org.br

ADQUIRA A REVISTA
Não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

CONTATO

Av. Nadima Damha, nº 2.045
Jardim Yolanda
São José do Rio Preto | SP
17 3305-3721, 3305-3731,
3211-9860, 3235-1821
17 99627-0999 (Whatsapp)
comore@revistainterarq.com.br

Pautas
Sugestões enviar para redacao@comore.com.br